Você já parou para pensar como foi feita aquela música que você tanto ama? De que forma o artista produziu aquele som? Como ele chegou naquele resultado? A verdade é que adoramos dar o play (e o repeat) em diversos hits, mas esquecemos de entender o processo de como ele é feito.
Com carreiras solos já firmadas, Lucas Paiva e Envoy Music têm uma experiência enorme em relação à música e ao mercado. O cantor, compositor e multi-instrumentista e o DJ e produtor, respectivamente, resolveram, então, juntar suas habilidades para formar a dupla Scape W, e mostrar que produzir música, uma tarefa tão complexa, pode até parecer fácil quando se tem sintonia.
A dupla, que estreou na cena eletrônica em abril, já chegou com um álbum pronto de nove faixas, chamado “Day After Day”. Logo em seguida veio o single “If You Still Love Me” e eles garantem que tem mais inúmeras faixas prontas para serem lançadas. Focados totalmente na produção de seu som, definido como único e distinto, conversamos com os dois para entender como funciona esse processo de criação das músicas.
Leia abaixo como eles costumam produzir suas músicas:
NB: Sabemos que não tem como prever quando a inspiração vem, mas vocês têm um cronograma diário ou semanal para produção musical? Como é isso?
Nós chegamos no estúdio às 13h e ficamos até tarde da madrugada. Geralmente, gostamos de produzir mais à noite, porque tem menos distrações, e durante o dia tem sempre mensagem de WhatsApp, Instagram… No geral, produzimos todos os dias e fazemos nossas próprias mix/master.
NB: Vocês agendam horário em estúdio profissional ou trabalham em home studio?
Nós temos o nosso próprio estúdio. Gravamos e produzimos tudo lá: vocal, guitarra, baixo, mix, master… realmente fazemos tudo em um espaço só.
NB: Vocês já chegam com ideias prontas (pensadas anteriormente) ou vão conversando no momento e deixam fluir?
Recentemente, estamos deixando as coisas fluírem mais. Geralmente, quando chegamos no estúdio, deixamos músicas tocando por cerca de 45 minutos a uma hora. Só pegando referências, mostrando músicas novas…
NB: Contem uma curiosidade dos bastidores de produção de vocês, por favor.
A gente toma bastante café no estúdio, de manhã, à noite… a máquina de café está sempre ligada. A gente também gosta de ir na nossa varanda, sentar e conversar entre a produção de uma música e outra. Tem duas cadeiras de praia do lado de fora, a gente fica vendo a vista. Isso ajuda a gente a limpar os ouvidos antes de começar uma nova música.