O trágico incêndio no centro de treinamento do Flamengo que ocorreu em 8 de fevereiro de 2019, no Rio de Janeiro, Brasil, comoveu dezenas de pessoas. O incêndio ocorreu no Ninho do Urubu, centro de treinamento das categorias de base do clube, onde muitos jovens jogadores residiam enquanto treinavam. Agora, depois de 5 anos, a história ganha um olhar mais aprofundado e cuidadoso na nova minissérie documental da Netflix: O Ninho: Futebol & Tragédia.
Infelizmente, esse incidente resultou na morte de dez jovens atletas, todos muito novos, entre 14 e 16 anos de idade, e ferimentos em três outros jogadores. As vítimas estavam dormindo em alojamentos improvisados e não conseguiram fugir a tempo das chamas. O incêndio gerou uma comoção tanto nacional, quanto internacional, levantando questionamentos sobre as condições de segurança das instalações esportivas e a falta de fiscalização adequada, para evitar esse tipo de tragédia.
Com três episódios, iremos acompanhar a trajetória profissional de alguns sobreviventes ao incêndio – jovens que passaram parte de suas vidas dentro do Ninho e hoje estão em estágios completamente diferentes de suas carreiras -, ao mesmo tempo em que ouve jornalistas, profissionais do futebol e, em destaque, as famílias das vítimas na busca por respostas. Em relatos emocionantes, pais e mães expõem suas dores e a luta por justiça em nome de seus filhos, desde que tudo aconteceu. Será um documentário emocionante!
O Flamengo enfrentou críticas severas pela tragédia, sendo questionado sobre a manutenção das instalações e as condições que são oferecidas aos jovens jogadores. O clube assumiu responsabilidade pelas falhas e prometeu compensação às famílias das vítimas. Mas isso não traz os jovens de volta, né?! Além disso, houve processos legais e ações judiciais decorrentes do incidente, buscando responsabilizar os envolvidos e garantir medidas para prevenir tragédias similares.
Além dos depoimentos, a produção traz imagens inéditas do incêndio e também recria alguns momentos daquela noite, em cenas dramatizadas e gravadas pelo diretor Pedro Asbeg. De partir o coração! Estreia em 14 de março, na Netflix.