FAMOSOS

Morre aos 99 anos o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

A família real teve uma grande perda nessa sexta-feira (09).

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, faleceu aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (09/04). 

“É com profundo pesar que Sua Majestade, a rainha, anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o príncipe Philip, duque de Edimburgo”, diz comunicado do palácio. “Sua Alteza Real faleceu em paz nesta manhã no castelo de Windsor.”

O príncipe se casou com Elizabeth 2ª em 1947, cinco anos antes de ela ser coroada. Ele foi o mais longevo consorte real da história britânica.

A saúde do príncipe não estava 100% há algum tempo. Ele completaria 100 anos no próximo dia 10 de junho.

Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como medida de precaução devido a uma infecção cuja causa não foi divulgada. Ele deveria permanecer alguns dias em observação e descanso. No entanto, foi transferido de hospital e passou por uma cirurgia cardíaca. O príncipe recebeu alta em 16 de março e estava se recuperando no castelo de Windsor, a cerca de 30 quilômetros de Londres.

História do príncipe

O pai dele era o príncipe André da Grécia e Dinamarca. A mãe era a princesa Alice, bisneta da rainha Vitória. Sua família deixou a Grécia quando Philip tinha 1 ano de idade, após o fim da Guerra Greco-Turca. Ele passou a infância na França e na Alemanha e mais tarde mudou-se para o Reino Unido. 

Philip ingressou na Marinha em 1939, período em que conheceu a então princesa Elizabeth. O par começou a se corresponder e então se casou em 1947, antes da ascensão dela ao trono, em 1952. 

Ele renunciou ao título real grego para assumir cidadania britânica. Philip recebeu o título de Sua Alteza Real e foi nomeado como Duque de Edimburgo pelo pai da rainha, rei George 6°, por ocasião do seu casamento.

O casal teve quatro filhos juntos: Charles, o príncipe de Gales; Anne, princesa real; príncipe Andrew, duque de York; e príncipe Edward, conde de Wessex, além de oito netos e 10 bisnetos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *