O Japão está pedindo restrições estritas antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2021 em Tóquio.
O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga declarou um novo estado de emergência na sexta-feira (23 de abril), que se estende de domingo (25 de abril) a 11 de maio em Tóquio, Osaka e duas outras prefeituras em um esforço para controlar a disseminação do coronavírus , informou a Bloomberg.
“Se não agirmos, existe a preocupação de que o aumento do vírus que estamos vendo nas grandes cidades possa se espalhar por todo o país”, disse ele a repórteres.
As medidas serão de curto prazo: bares e restaurantes serão obrigados a deixar de servir bebidas alcoólicas e os torcedores serão temporariamente banidos dos grandes eventos esportivos. Estabelecimentos com equipamentos de karaokê e instalações comerciais com área superior a 1.000 metros quadrados também serão convidados a fechar durante o estado de emergência.
O país está tentando conter o aumento contínuo de casos apenas três meses antes de Tóquio sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2021. Apenas 2% dos 126 milhões de habitantes do país receberam a vacina contra o coronavírus .
O governo também está pedindo às pessoas que evitem viagens desnecessárias e fiquem longe de lugares lotados, incentivando os funcionários da empresa a trabalhar em casa para reduzir o número de deslocamentos.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 2021, a serem realizados em Tóquio, foram adiados no ano passado por causa da pandemia e agora devem ocorrer a partir de 23 de julho.
Porém, fora os atletas e treinadores, essas são as únicas pessoas autorizadas a comparecer.