FILMES E SÉRIES

CRÍTICA | DOM: Série nacional original do Amazon Prime tem tudo para ser um sucesso

Por: Larissa Ribeiro

A nova série nacional do Amazon Prime Video trouxe alguns fatos reais sobre a relação de Pedro “Dom” (Gabriel Leone) e seu pai Victor (Flávio Tolezani) com a cocaína.


De um lado, Victor tenta combater o tráfico de cocaína desde a sua chegada ao Rio de Janeiro nos anos 70, e alguns anos depois, Victor se vê com o filho viciado na droga que ele sempre lutou contra.


A série conta com passagens entre passado, quando e como Victor se aliou à organização de serviços secretos contra o tráfico, e futuro contando como Pedro “Dom” se tornou o maior assaltante do Rio de Janeiro nos anos 2000.


Com uma narrativa intrigante e uma direção impecável de Breno Silveira, DOM é uma série que conta partes verdadeiras da história quando a mídia da época não mostrou. De acordo com Breno, Victor em pessoa contou detalhes da época, dando margem ao diretor para contar como era o verdadeiro Pedro.


Sobre o enredo


Quando começa o primeiro episódio, a gente já tem a sensação de que esse tipo de história já foi contada e, que será apenas mais um caso dentre muitos. A surpresa é que o telespectador não poderia estar mais enganado.


Todas as cenas têm um bom motivo, até os pequenos detalhes em falas são importantes para construir essa história. As partes de ação conseguem deixar quem está assistindo com o coração na boca e até torcendo para Pedro conseguir se safar.


Nas partes mais calmas também havia tensão e, talvez até em cenas mais silenciosas, você entende o que está acontecendo e quais são os sentimentos dos personagens.
O mais interessante é como a cada episódio a história vai se desenrolando e te surpreendendo. Quando achamos que não resta mais nada para contar, a série vem e nos pega desprevenidos com a reviravolta.


Sobre a química de todos os atores, ela é explícita, por isso, o telespectador se vê com uma empatia por Pedro com seu chamado “bonde”.


Em cenas com mais diversão, sexo e drogas, a felicidade dos amigos e de Pedro é entendida, assim como também em momentos mais emocionantes, não tem como você não sentir a emoção dos atores que fizeram um excelente papel.

Dando espaço para Gabriel Leone, que afirmou ter sido uma entrega física e psicológica muito grande, sua atuação quando está feliz, triste, assustado ou em dúvidas, conseguimos sentir a verdade no personagem, de longe o ator de 27 anos conseguiu entregar uma das melhores atuações.


Já Victor, personagem de Flávio Tolezani, entregou um olhar de policial e pai muito preocupado e, com disposição a sempre tentar, de todas as formas, ajudar o filho e ainda, deu espaço para entregar-se na luta contra as drogas. Fantástica é a química desses dois atores.


Além dos citados, o elenco tem ainda Raquel Villar, Isabella Santoni, Digão Ribeiro e Ramon Francisco, que estão presentes como o bonde de Pedro Dom.


Dando espaço para Raquel e Ramon, que interpretaram respectivamente a namorada e o melhor amigo de Dom, que conseguiram humanizar o líder do grupo, mostrando o quão interessante era a personalidade de Pedro.


Vale a pena?
Deixando claro que a série está longe de ser perfeita, assim como muitas produções, a direção se arrisca em outras nuances mas, consegue deixar quem está assistindo com muita vontade de entender todas as coisas que aconteceram.


Claro que, algumas partes são realizadas para dar um tom mais dramático para a série, mas Breno Silveira conseguiu conduzir de forma inteligente todos os acontecimentos e mostrou com clareza quem era o Pedro na visão de muitos que o conheceram na época.


“DOM” é a primeira série nacional original do Amazon Prime Video que tem grande potencial para ser uma grande produção nacional de sucesso. Você poderá conferir os 8 episódios da história de Pedro e Victor a partir desta sexta-feira (04).

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *