FILMES E SÉRIES

“Cine Marrocos”, de Ricardo Calil, ganha trailer e data de estreia – Confira!

“Cine Marrocos” nem estreou e já é um sucesso. Em 2019 o longa levou a melhor no festival “É Tudo Verdade”, ganhou Melhor Documentário no FICG (Festival Internacional de Cinema de Guadalajara), no México, e foi selecionado para festivais em Cuba e Israel. Um ano antes, ele ainda conquistou o Golden Dove no festival de documentários mais antigo do mundo, o DOK Leipzig, na Alemanha.

Do diretor e roteirista Ricardo Calil, o documentário conta a história de sem-tetos, refugiados africanos e imigrantes latino-americanos que ocuparam o prédio de um antigo cinema do Centro de São Paulo e o processo artístico que os transformou em estrelas de cinema. A equipe do filme reabriu a sala de projeção e exibiu títulos que estiveram em cartaz ali 60 anos antes, como A Grande Ilusão (1937), de Jean Renoir, e Noites de Circo (1953), de Ingmar bergman. Os moradores participaram de uma oficina de teatro e reencenaram, como atores, trechos desses clássicos.

“Isso nos permitiu reunir universos que pareciam distantes entre si: passado e presente, documentário e ficção, ostentação e precariedade, luta por abrigo e invenção artística. Um único projeto permitiu que a equipe abordasse vários assuntos que nos interessam e preocupam: a desigualdade social, o fim dos cinemas de rua, o preconceito contra os sem-teto, os imigrantes e os refugiados”, explica Calil, que dirige e assina o roteiro. “O cinema deve ser para todos – tanto para a elite que frequentou o Cine Marrocos no festival de 1954, quanto para os moradores da ocupação. As filmagens foram uma maneira de reocupar o edifício não apenas fisicamente, mas também simbolicamente” comenta ele.

confira o trailer acima!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *