O mínimo que espero da Netflix, é que ela pague minha terapia! Se você já assistiu ”A Garota do Século 20”, vai entender meu sentimento agora. Mas, sem spoiler por aqui!!
O filme é situado na Coreia do Sul no final dos anos 90, e é uma comédia romântica sentimental que nos leva de volta ao tempo, com uma dose de nostalgia. Ele não promete nada, mas no final, entrega tudo, bem, nem tudo. O diretor Bang Woo-ri fez sua estreia com este filme, e que estreia!
Ocupando o Top 10 da Netflix Brasil, a história gira em torno de Bo-ra (Kim You-jung), de 17 anos, que se despede da melhor amiga Yeon-doo (Noh Yoon-seo) enquanto ela parte para os EUA para se submeter a uma cirurgia cardíaca. Mas antes de partir para o exterior, Yeon-Doo acaba se apaixonando por um menino misterioso que ela teve um breve momento, e que acaba de chegar ao seu colégio. Durante esse tempo separadas, Bo-ra tenta descobrir tudo o que puder sobre a paixão de sua amiga, o Hyun-jin (Park Jung-woo), enquanto ela se recupera no exterior.
Mas é aí que tudo começa! Bo-ra vai atrás de saber tudo sobre Hyun-jin, enviando tudo o que descobre por e-mail – desde o tamanho do sapato do cara até o endereço residencial do boy para Yeon-doo. Isso que é amiga, hein?! Mas as coisas tomam rumos inesperados quando Bo-ra percebe, que está se apaixonando por um garoto: Woon-ho (Byeon Woo-seok), o amigo atencioso e mais próximo de Hyun-jin. Mas até aí tudo bem, né? O que a gente não espera, é o que vai acontecendo ao decorrer da trama. Mas eu não posso continuar dando mais detalhes, porquê eu vou acabar dando um baita spoiler.
O filme é sobre amizade verdadeira, primeiro amor, amadurecimento e é vagamente baseado nas próprias experiências do diretor Bang crescendo em Cheongju, uma cidade relativamente tranquila no centro da Coreia do Sul. Apesar de ter um final inesperado e algumas coisas terem ficado vagas, não tira a beleza e a mensagem que o filme quer passar para o público.
Além disso, bate aquela saudade dos anos 2000, que traz bastante referencias como conversas por e-mails, fitas VHS, pagers (eu nunca tive um, mas sempre quis) e cabines telefônicas. Sem contar os celulares e computadores daquela época que era bem ”tijolões”. Realmente nos leva para uma época que só quem viveu, sabe! Fora as cenas que reacendem memórias de alguns dos vídeos de K-pop e dramas de TV mais icônicos da época, incluindo “In Summer”. O pai de Bo-ra administra uma locadora de vídeos, que relembra o clássico “An Affair”, um drama erótico de 1998 com a estrela Lee Jung-jae.
Se você ainda não assistiu, garanto para você que não irá se arrepender. Ah, e já prepara o lenço, porque vocês vão chorar! O filme já está disponível no catálogo da Netflix.