ELETRÔNICA ENTREVISTAS

ENTREVISTA: Andromedik comenta sobre novo single e primeira apresentação na Tomorrowland Brasil: “Com certeza foi um dos meus shows favoritos”

Andromedik, cujo nome verdadeiro é Axel Demarbaix, é um DJ e produtor belga de 25 anos conhecido por criar música no estilo Drum and Bass. Embora seja relativamente jovem para o gênero, ele já deixou uma marca registrada na cena eletrônica e foi contratado pela Tomorrowland, onde se apresentou esse ano no palco Mainstage, que é simplesmente o palco principal do festival. Ele também esteve pela primeira vez na Tomorrowland Brasil, onde se apresentou no Monstercat. Mas, mesmo não sendo um dos palcos principais, posso dizer que ele arrastou uma multidão para assisti-lo!

Geralmente, suas músicas apresentam batidas energéticas, ritmos intrincados e um estilo distinto que ressoa com os fãs de música eletrônica. As faixas do DJ incorpora uma variedade de elementos sonoros, desde samples vocais até efeitos sonoros experimentais. Como “Take Me”, “To the Dark”, o remix de “The Feeling”, sua colaboração com Lost Frequencies – que ficou na nossa cabeça depois da Tomorrowland Brasil, e o remix de “Call Your Name” de Alesso e John Newman.

Recentemente, o artista lançou seu novo single “With You”, a primeira amostra de seu novo EP, que chega em abril do próximo ano. Com os vocais atraentes da cantora britânica Poppy Baskcomb, o DJ comentou em suas redes sociais que é uma de suas produções favoritas! O NB bateu um papo com o artista para falar sobre seu novo lançamento, Tomorrowland Brasil e o gênero Drum and Bass, que vem conquistando uma base de fãs em todo o mundo.

Confira a entrevista abaixo:

Olá, Axel! Primeiramente, obrigada por topar falar com a gente.

Oi Aline! Sem problemas, fico feliz em conversar com vocês!

Bem, no mês passado você esteve aqui no Brasil pela primeira vez e se apresentou na Tomorrowland. Como você se preparou para esse show? Quão desafiador é montar um set quando você não está tão familiarizado com o público? Quais são suas considerações finais sobre o nosso país e, claro, sobre o público brasileiro?

Ao me preparar para um show para um público que não conheço, geralmente tento sentir o que funciona lá assistindo outros DJs online e conversando sobre isso com outros amigos DJs. Eu realmente não consegui entender dessa vez, mas sabia que o Brasil tem alguns artistas talentosos de Drum & Bass como DJ Marky, Urban Dawn ou SPY. No final, decidi fazer um set que funcionasse para o público que ama a marca Tomorrowland e adora bass mais pesado. Eu estava tocando no palco Monstercat, então as pessoas que vão lá, esperam ouvir coisas mais pesadas.

Eu estava definitivamente mais nervoso com esse set do que o normal, mas foi uma experiência incrível! O público brasileiro se esforçou muito e me senti muito bem-vindo depois de tocar por alguns minutos. Com certeza foi um dos meus shows favoritos deste ano.

O remix de “The Feeling”, sua colaboração com Lost Frequencies, ficou na nossa cabeça depois da Tomorrowland Brasil, assim como o remix de “Call Your Name”. Como você descreveria seu estilo musical e as características que tornam suas produções tão únicas?

Eu sempre tento combinar melodias edificantes e cativantes com o som mais pesado do drum and bass. Acho que ambos os remixes realmente representam isso!

Você começou a estudar música muito jovem. Como foi o processo de se descobrir no Drum & Bass e criar sua própria identidade sonora dentro desse subgênero? Quais foram suas influências musicais iniciais?

Tendo formação como pianista clássico e de jazz, sempre gostei de música onde a melodia e os acordes são muito proeminentes. Descobrir Netsky e Liquid Drum & Bass realmente despertou esse interesse e me permitiu ouvir música eletrônica enérgica sem perder o foco na melodia. A partir daí, comecei a experimentar produzir sozinho e me inspirei em artistas como Netsky, Sub Focus, Maduk, entre outros. Eventualmente, desenvolvi meu próprio estilo e continuei com ele. Tudo parecia um processo natural!

Drum and Bass se funde com outros gêneros musicais. Sabemos que cada lugar o setlist é diferente. Como essa fusão de estilos é incorporada ao seu setlist nos festivais?

Tento incorporar bootlegs (geralmente se refere a gravações não oficiais ou não autorizadas) e remixes de músicas populares em meus sets para envolver ainda mais o público do festival. É também uma maneira muito boa de envolver pessoas que não estão familiarizadas com minha própria música. Além disso, acho que apenas tocar um set coerente que leva você a uma jornada musical por uma hora é algo que todo amante da música pode apreciar, então tento dar muita atenção a isso também.

Estamos vendo a música eletrônica se expandir para vários ritmos, como o reggaeton e até o funk brasileiro. O que você acha das tendências atuais da música eletrônica? Como você vê o futuro desse gênero e das inovações tecnológicas?

Estou percebendo que muita música eletrônica está ficando mais pesada e rápida ultimamente. Isso é ótimo, pois expõe mais pessoas a gêneros mais pesados, como drum & bass. Além disso, a criação de sons malucos e ótimas mixagens está se tornando mais fácil a cada dia devido à disponibilidade de tutoriais e pacotes de samples. Plug-ins de IA como o Synplant 2 também facilitam a criação de som para iniciantes. Portanto, acho que, como músico atualmente, contar histórias e compor músicas são algumas das habilidades mais importantes que você deve desenvolver. Fred Again é o melhor exemplo disso.

Você lançou recentemente sua nova música “With You”. Você chegou a comentar em suas redes sociais que é uma de suas produções favoritas! Conte pra gente um pouco mais sobre o processo de criação e porque ela é sua favorita.

Comecei essa música em janeiro de 2021. Demorei muito tempo para acertar a produção, mas senti que, se essa ideia fosse bem executada, poderia se tornar uma ótima música! Em julho de 2023, entrei em estúdio com a talentosa Poppy Baskcomb para escrever e gravar os vocais. Como você pode ouvir, ela acertou em cheio! Eu amo como essa música é uma combinação de melodia, emoção e grandes batidas de baixo. Exatamente o tipo de música que eu adoraria ouvir em uma rave.

Quais são os seus próximos passos para 2024?

Estou organizando meu primeiro evento Andromedik Invitations em Trix Antwerp, que é um dos meus locais favoritos no mundo. Além disso, tenho muitas músicas novas guardadas!!

Ouça abaixo a nova música de Andromedik “With You”.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *