CRÍTICAS

Crítica: Barbie é perfeito em mostrar as contradições do mundo real

Um dos filmes mais aguardados do ano chegou nos cinemas e inundou as grandes salas de pessoas vestidas de rosa. Greta Gerwig (diretora e roteirista do filme) recebeu uma missão e soube entregar qualidade, coerência e muita diversão, tratando de temas que são pertinentes na nossa sociedade, mas sem deixar que isso seja levado para o tedioso.

O filme retrata a história da boneca mais amada pela população, e como o seu mundo cor de rosa (literalmente) é perfeito em todas as suas formas, até que um dia, essa perfeição tem um impasse, levando a nossa Barbie (Margot Robbie) a embarcar em uma jornada em busca da sua vida incrível de volta. Com ela, o Ken (Ryan Gosling) também se aventura no mundo real e consegue manter o seu próprio arco, mesmo que em sua grande parte seja em torno de chamar atenção da sua amada.

barbie e ken

Com um roteiro bem estruturado e voltado para o público feminino, Greta e Noah Baumbach mostram que a vida na Barbilândia não é a realidade de muitas mulheres. Contudo, o discurso não é feito somente para “puxar o saco” de mulheres, mas ele possui um grande objetivo que faz parte da jornada de descoberta da nossa protagonista.

O início do filme marca uma cena refere-se a a outro grande nome do audiovisual, “2001: Uma Odisseia no Espaço”, cena essa que não é jogada apenas para mostrar que a diretora conhece grandes obras. Todo o momento introduz de forma pertinente o tom e o que será abordado no restante do filme. Além deste, outros diversos filmes são referenciados no filme, que consegue construir sua própria identidade e respeitando todas as referências.

Além de uma boa direção de Gerwig, a equipe de direção de arte também precisa ter o seu destaque, afinal, todas as escolhas feitas elevam o patamar do filme. Desde as cores mais felizes, até os objetos que levam nossa nostalgia à nossa infância, o filme não deixa de lado nenhuma boa memória que vale a pena ser lembrada.

Por fim, deixo o destaque para a última cena do filme que, com toda certeza, não é o que você espera. É ainda melhor.

margot robbie

O elenco

E não poderíamos deixar de falar sobre o elenco que compõe toda essa história, afinal, Margot Robbie foi um nome inesquecível nas últimas semanas. Ela traz graciosidade, bondade e sentimentos para a sua Barbie Estereotipada. Até em momentos mais sensíveis e de grandes dúvidas, é possível se importar verdadeiramente e torcer para que a boneca entenda o mundo real e consiga chegar ao fim de sua jornada com sucesso.

Ryan Gosling é a cereja e o recheio do bolo. Sua performance é caricata, mas de forma alguma isso deve ser levado para o lado negativo. Seu Ken também tem a jornada de descoberta de um novo mundo, o que terá grande importância para o que o filme quer dizer para o público. É completamente impossível entender certas atitudes do mesmo, mas também é impossível não amar o seu personagem.

Outro destaque também é a querida Barbie Estranha, vivida por Kate Mckinnon, que trabalha sua personagem de forma divertida e inteligente. O restante do elenco segue na mesma entrega do que se é esperado, em cenas que não deixam a comédia de lado mesmo em momentos mais sérios.

O filme estreou no dia 20 de julho e ainda está nos cinemas. Confira a seguir o trailer do filme:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *