FILMES FILMES E SÉRIES

“Ainda Estou Aqui” Conquista Prêmio de Melhor Roteiro em Veneza e Celebra Novo Marco para o Cinema Brasileiro

É do Brasil! O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e inspirado na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva, acaba de conquistar o prêmio de Melhor Roteiro na competição oficial do 81º Festival de Veneza, recebendo o Golden Osella. Este prêmio, entregue a Murilo Hauser e Heitor Lorega, marca a primeira conquista brasileira na seleção oficial de Veneza desde “Eles Não Usam Black-tie” (1981).

Produzido pela Videofilmes, RT Features e Mact Productions, e o primeiro original Globoplay, o filme chega em breve nos cinemas, com distribuição da Sony Pictures no Brasil. Os roteiristas não deixaram de expressar o quão felizes e agradecidos estão por todo o reconhecimento, destacando o caráter coletivo da realização do filme e a contribuição de todo esse grande elenco e equipe. “Estamos muito animados para estrear em casa e torcendo para que esse filme dê continuidade aos muitos diálogos e lutas que Eunice Paiva travou por direitos humanos ao longo de toda a sua vida”, comentam eles. 


Já o diretor Walter Salles, ressalta a longa jornada de sete anos para aperfeiçoar o roteiro e o trabalho incansável dos roteiristas Murilo e Heitor. “Eram 21 filmes em competição, dos quais apenas sete se reencontraram hoje. É uma honra estar nesse lugar. O Prêmio de Roteiro abraça todo um filme, porque um roteiro é a sua argamassa,”comenta. O cineasta ainda destaca o reconhecimento de outros jovens talentos brasileiros no Festival e a crescente vitalidade da cinematografia nacional após um período de silêncio. “Uma reação que merece ser festejada depois de quatro anos de silêncio forçado”, vibra Salles. 

Além da premiação em Veneza, “Ainda Estou Aqui” foi eleito o Melhor Filme pela revista Screen Internacional e recebeu o Prêmio SIGNS 2024, concedido pela associação internacional ecumênica de comunicação, por seu retrato humanista e social da luta de Eunice Paiva contra a repressão militar. O filme continua sua trajetória em festivais internacionais e fará sua estreia norte-americana no 49º Festival de Cinema de Nova York.

SINOPSE

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país. 

O elenco conta com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro (Eunice Paiva), Selton Mello (Rubens Paiva), Valentina Herszage e Maria Manoella (Verônica), Barbara Luz e Gabriela Carneiro da Cunha (Nalu), Luiza Kosovski (Eliana), Guilherme Silveira e Antonio Saboia (Marcelo), Cora Mora, Olívia Torres e Pri Helena.


Confira o trailer abaixo:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *