Dune estreou ontem no Brasil e os fãs provavelmente estão se perguntando se devem ficar para uma cena pós créditos.
Bem, como sabemos, muitos filmes têm cenas adicionais durante e após os créditos. É amplamente esperado que Dune terá uma sequência, então parece lógico que uma cena de créditos finais possa ser incluída no filme.
Podemos confirmar, entretanto, que NÃO há uma cena de créditos finais para Dune.
O diretor Denis Villeneuve revelou recentemente os planos para a sequência. Especificamente, ele disse que planeja sim fazer uma Parte 2 da história. Mas, ele admitiu que há uma possibilidade de uma sequência de Dune nunca receber luz verde da Warner Bros.
“Não existe Duna 1 e Duna 2. É Duna: Parte Um e Duna: Parte Dois”, disse ele à Total Film quando questionado.
“Então, a primeira coisa foi provar que pode existir um filme bonito e popular, e acho que provei isso – todos na Warner Bros e Legendary estão 100 por cento atrás do projeto. Eles acham que seria necessário um resultado muito ruim nas bilheterias para não ter um Duna: Parte Dois, porque eles amam o filme. Eles estão orgulhosos do filme, então querem que o filme avance. E eles ainda fizeram metade disso. Então, você sabe, estou muito otimista”, acrescentou Denis, citando que o primeiro filme Dune teria que explodir nas bilheterias para receber uma continuação.
Em outra entrevista à revista italiana Il Venerdì di Repubblica, ele se abriu sobre o que poderia ser o próximo filme e de que personagem a história seria contada.
De acordo com o artigo, Denis compartilhou que a personagem de Zendaya, Chani, estaria contando a história no possível segundo filme, já que na primeira parte do filme a história gira mais em torno de Paul (Timothée Chalamet).
“Mal posso esperar para filmar a segunda parte de Duna para reunir [Timothée Chalamet e Zendaya] de volta”, compartilhou Denis. “Sabendo que no próximo capítulo Zendaya será a protagonista da história.”
Chani é membro dos Fremen e filha de Liet Kynes, o ecologista imperial e planetologista de Arrakis. O personagem forma um vínculo estreito com o líder dos Fremen, Stilgar (Javier Bardem).
Uma jornada de herói mítico e emocionalmente carregada, Duna conta a história de Paul Atreides (Timothee Chalamet), um jovem brilhante e talentoso nascido em um grande destino além de sua compreensão, que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e seu povo. Enquanto forças malévolas explodem em conflito sobre o suprimento exclusivo do planeta do recurso mais precioso que existe – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – apenas aqueles que podem vencer seu medo sobreviverão.
Talvez, pra quem não leu o livro, tenha ficado um pouco confuso. No filme, podemos ver que, além dos gigantescos vermes que vivem sob as areias do deserto, Duna tem os habitantes humanos, que no caso são os fremen. E a chegada dos Atreides os põe como colonizadores interessados nas riquezas de uma terra bárbara.
Ok, mas quem são os fremen? Eles são caracterizados como árabes. Falam uma língua de raízes árabes, inclusive no livro original, e se organizam de forma tribal.
A Casa Harkonnen por 80 anos controlou Duna e faturou muito com a especiaria. Mas eles são extremamente violentos, sem preocupação com os fremen e querem a todo custo recuperar Duna, são os vilões que vimos. Ainda podemos esperar muita coisa para a segunda parte e, já estamos ansiosos para isso!