CRÍTICAS FILMES E SÉRIES

Crítica | Manhãs de Setembro: Série nacional aborda de forma intrigante a vida de uma mulher trans

Por: Larissa Ribeiro

Manhãs de Setembro” é a nova aposta nacional do Amazon Prime Video que conta a história de Cassandra, interpretada pela atriz e cantora Liniker, que é uma mulher trans e se vê em uma situação na qual ela possui um filho de 10 anos.


Além de abordar de forma intrigante a vida de uma mulher trans, a série conseguiu captar as dificuldades de uma mulher em situação de rua, como o preconceito ainda é forte na sociedade e, mesmo assim, não cai no clichê de sofrimento ou mortes, que é muito comum em histórias de pessoas LGTBQIA+.


Liniker consegue trazer a força de Cassandra no olhar e o jeito de agir. Disposta a ser o que sempre sonhou, ela não mede esforços para ser uma mulher trans livre e independente.
A história também acaba girando em torno de Leide, ex de Cassandra que tem um filho de 10 anos. A atriz Karine Teles também conseguiu transmitir as dores e as dificuldades que uma mãe solteira possui.


Com um roteiro simples e um peso enorme, a direção de Luís Pinheiro e Dainara Toffoli utilizou a narrativa que traz dificuldades, mas que, primeiro, é uma história sobre acolhimento e carinho, como as próprias atrizes disseram em entrevista na coletiva de imprensa.


Outro ponto que agrada na história é como a produção trabalhou a fotografia da série. Com a pandemia, muitas produções audiovisuais tiveram seus dilemas para conseguir uma boa locação e, com a série se passando na grande cidade de São Paulo, mesmo com dificuldades, ainda foi possível ter um bom visual e movimentos interessantes de câmeras.
Destacando a imagem de um cruzamento da rua Marielle Franco que, não deixa em destaque a placa de uma figura inesquecível, mas que se faz presente mesmo não estando em plano de centro, mas que se destaca por sua simplicidade e peso emocional e representativo.


A série também conta com a participação de Vanusa, que é uma imagem inspiradora e muito presente na vida de Cassandra. Até os mínimos detalhes, como o título da história ser tirado de uma canção da própria, já deixa em destaque a força que sua imagem tem na série.


A força de Cassandra poderá ser assistida no Amazon Prime Video a partir do dia 25 de junho. Confira o trailer:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *